Por que é tão importante e como manter a segurança na internet?

Manter a privacidade na internet é uma questão primordial para os usuários. Além de os cibercrimes terem aumentado ao longo dos últimos anos (e isso ainda se potencializou com a pandemia do novo coronavírus), cada vez mais estamos realizando ações e transações online.

Hoje em dia, quantos sites (serviços de streaming, clubes de assinatura, dados armazenados em e-commerces, entre outros) utilizam o seu cartão de crédito para pagamento recorrente? E se um hacker tivesse acesso a eles, como seria? Nada bom, não é mesmo?!

Assim sendo, a privacidade na rede é fundamental para proteger seus dados e informações e também para minimizar o risco de fraudes. Neste artigo, vamos mostrar algumas dicas imperdíveis para manter a privacidade na internet. Então, continue com a gente e aproveite para tirar suas dúvidas sobre o tema!

Crie senhas mais seguras

Um dos primeiros pontos de acesso de cibercriminosos aos seus dados para realizar fraudes em seu nome é por meio da quebra de senhas. Alguns hackers têm programas de quebras; já outros realizam uma espécie de “quebra à força”, ou seja, tentam “chutar” uma série de senhas prováveis e óbvias, como números de telefone, variações relacionadas com datas de aniversário, nomes de parentes diretos, entre outros.

Logo, quanto mais segura e complexa for a sua senha, menores são as chances de que eles descubram e consigam, assim, invadir sua conta. Algumas questões que podem auxiliar são:

  • utilize combinações de letras maiúsculas e minúsculas;
  • use números e caracteres especiais, tais como: . , # $ _ -;
  • evite informações fáceis de obter (como data de nascimento, número de telefone, entre outros);
  • aposte em combinações de palavras que não façam sentido mas que sejam fáceis de você memorizar;
  • nunca utilize a mesma senha para mais de um serviço, pois caso um dos dados vaze, os demais estarão protegidos.

Juntando todas as dicas que falamos acima, uma possível senha poderia ser: Cabeça.Elefante88#

Faça compras em sites seguros

Verifique sempre se os sites dos quais você está adquirindo seus itens são seguros e se, de fato, são originais. Atualmente, diversas empresas são alvos de ações criminosas de geração de links falsos (Americanas, Submarino, Casas Bahia, Amazon, entre outras).

Uma ótima dica para compras seguras é verificar se:

  • o domínio do link está correto;
  • o site começa com https://, pois é uma forma de atestar navegação segura;
  • o seu navegador está apresentando um cadeado ao lado do link, identificando que se trata de um uso seguro naquele local.

Tome cuidado com spam e sites maliciosos

Muitos cibercriminosos utilizam-se de mensagens de spam e links maliciosos para chamar a sua atenção e fazer com que você acesse aquele conteúdo para, assim, ter acesso aos seus dados.

Por isso, fique atento: links enviados até mesmo por amigos podem ser um click bait para uma ação criminosa. Se você suspeitar que alguma mensagem não é legítima, confirme com a pessoa se ela realmente mandou aquele conteúdo. Caso ela não tenha enviado, é bem provável que seja um ato criminoso de isca para ter acesso às suas contas.

Utilize um bom provedor de internet

Outro ponto crucial é contar com um bom provedor de internet. Afinal, muitos cibercriminosos atuam justamente acessando a rede por meio de vulnerabilidades permitidas pela empresa provedora. Vale lembrar que uma boa empresa também oferecerá serviços de proteção para seus usuários, garantindo maior segurança.

A Bommtempo oferece toda a segurança necessária de privacidade na internet, a fim de que hackers não interceptem seus dados. Com isso, suas informações ficam devidamente protegidas, e você ainda conta com uma conexão de excelência.

Entre em contato e converse com um de nossos consultores sobre os serviços que temos para oferecer!

0Shares

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.