Afinal, o que é banda larga e como acertar na contratação?

Você sabe o que é banda larga? É muito provável que já tenha ouvido esse termo por aí, mas pode ser que não saiba exatamente o que é, não é mesmo?

A banda larga é uma maneira de se conectar à internet com velocidade mínima de 128 Kbps e de forma ininterrupta, sem precisar ocupar a linha telefônica. Talvez você lembre disso, talvez não, mas inicialmente a conexão com a internet era feita pela linha telefônica. Era a chamada internet dial-up — que, aliás, ainda é a única forma de conexão para 7% dos lares brasileiros.

E aí, quer saber mais sobre banda larga e como escolher um bom provedor para você? Então siga a leitura abaixo!

O que é banda larga e quais os tipos de conexão?

Como a banda larga vem de diversas fontes, permite maiores velocidades, conexões múltiplas e está sempre disponível. Por causa disso, moldou todos os tipos de serviços da internet e, de certa forma, a sociedade como um todo.

Para entender o que é banda larga, precisamos compreender os diferentes tipos de conexão que existem. Veja a seguir um pequeno resumo:

  • DSL: a conexão de banda larga DSL se caracteriza por ter uma velocidade de download muito maior que a de upload. Para o usuário padrão, isso costumava ser o suficiente, mas, com o surgimento de novos serviços e usos para a internet, caiu em desuso;
  • Via rádio: Uma opção de conexão comum no Brasil é a Internet via rádio. Nela, o sinal é transmitido por torres instaladas no perímetro da área de cobertura do provedor. Uma das principais vantagens da modalidade é o custo-benefício, que é alto se comparado com outras conexões. Um dos problemas é a alta latência, que não é indicada para quem usa a Internet para jogar online;
  • Via satélite: a banda larga pode ser distribuída via satélite, exigindo uma antena para que o usuário receba e envie dados para a rede. Tem boa capacidade de dados, mas tem uma alta latência (intervalo entre enviar um sinal e ele chegar ao destino). Por isso, ela é indicada para navegação moderada e não é recomendada para quem quer fazer transmissão de lives ou streaming de jogos;
  • Fibra óptica: a internet fibra óptica é a tecnologia mais recente e completa de conexão banda larga atualmente. Ela funciona ao transferir dados usando sinais de luz por uma fibra feita de uma fina película de vidro. Por causa disso, consegue transferir muito mais dados por segundo, sendo a conexão mais rápida disponível.

Como escolher um bom provedor de internet?

Agora que você já sabe o que é banda larga, é importante aprender como escolher um bom provedor de internet. Afinal, a qualidade da conexão está diretamente ligada à competência de quem você contrata para fornecer a rede para você.

Confira abaixo algumas dicas que vão ajudar a escolher um bom provedor de internet:

  • Veja quais empresas oferecem cobertura na sua região;
  • Analise as tecnologias de banda larga disponíveis para você (a fibra óptica, por exemplo, não está presente ainda em todos os bairros de todas as cidades);
  • Pesquise sobre a qualidade do serviço na internet;
  • Veja quais opções de atendimento cada empresa oferece;
  • Analise o custo-benefício de cada plano;
  • Leve em consideração as suas necessidades de conexão;
  • Confira qual a disponibilidade e a facilidade para receber suporte técnico caso necessário.

Quais as vantagens de uma boa conexão?

Uma boa banda larga permite usar a internet de maneira mais veloz e com maior estabilidade. O resultado prático é que as empresas podem atender melhor seus clientes, vender online e não correr riscos de ficar sem conexão no meio do dia.

Para os usuários domésticos, a banda larga também garante uma série de vantagens de todos os tipos, permitindo jogar, assistir a filmes e séries e se manter conectado o dia todo.

Agora que você já sabe o que é banda larga, está pronto para contratar o melhor serviço. Por isso, é hora de conhecer todas as opções de planos que a Bommtempo oferece. Com certeza temos um serviço que atende todas as suas necessidades!

Quer saber mais? Então entre em contato com a nossa equipe agora mesmo!

0Shares

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.