Internet residencial e internet para empresas: saiba quais são as diferenças

Um erro relativamente comum que muitas empresas cometem é o de contratar um pacote de internet residencial para o seu negócio em vez de contratar um plano empresarial.

Atualmente, 98% das empresas no Brasil usam a internet no dia a dia. No entanto, como a maioria dos pequenos negócios prefere usar internet residencial, eles não usufruem de todos os benefícios que os pacotes empresariais têm a oferecer.

Muitos empreendedores afirmam que “não precisam” de uma Internet para empresas pois o seu negócio é “pequeno” para “gastar com isso”.

Porém, mesmo o menor dos negócios pode se beneficiar muito mais com um plano de internet empresarial do que com um residencial. Quer saber por quê? Então vem com a gente!

Qual a diferença entre internet residencial e empresarial?

Antes de entender por qual motivo até os menores negócios podem se beneficiar da internet para empresas, é necessário compreender a diferença entre as modalidades. Aí você pergunta: mas não é tudo internet?

Na verdade, não é bem assim. Apesar de usarem tecnologias parecidas, o modo de funcionar é bem diverso. Existem dois pontos principais que diferenciam a internet residencial da empresarial. O primeiro deles é em relação ao IP de rede.

Capaz de você já saber, mas não custa explicar: o IP é um número de identificação da sua conexão na internet. É mais ou menos como se fosse o seu RG online. Ele serve para que os servidores possam encontrar a sua rede e enviar o conteúdo que você solicitou.

No caso de uma conexão residencial, o IP é dinâmico na maior parte dos casos. Isso significa que, cada vez que você reinicia o modem, o IP muda.

Por outro lado, na internet empresarial o IP é sempre fixo. Isso porque as empresas precisam de mais estabilidade nessa questão, especialmente por lidarem com dados mais importantes, como o número do cartão de crédito dos clientes, em caso de uma loja digital, por exemplo.

A segunda diferença entre os dois tipos de conexão tem a ver com as suas taxas de upload. Normalmente, os serviços de conexão mais econômicos são vendidos com taxas de upload (que é a velocidade em que a sua conexão envia informações do seu PC para a internet) menores que as de download.

Isso é normal tanto para a maioria das conexões residenciais quanto para a maior parte das empresariais também, especialmente para pequenas empresas.

No entanto, os pacotes de internet empresarial costumam ter taxas de upload maiores, uma vez que as empresas precisam enviar mais informações para a rede, seja para uma campanha de marketing, seja para compartilhar dados dentro dos seus sistemas próprios.

Em alguns casos, inclusive, as taxas de upload podem chegar a ser simétricas com as taxas de download (ou seja, serem as mesmas), o que configura uma conexão dedicada.

Quais os principais tipos de internet empresarial?

Há diversos tipos de internet empresarial que podem ser escolhidos para seu negócio e é fundamental conhecer cada um deles, para fazer uma boa escolha. Conheça os principais a seguir:

  • DSL: é a conexão por banda larga, que compartilha o cabeamento com a rede telefônica. Ainda é um padrão comum no uso doméstico, contudo, oferece gargalos e problemas ainda para o uso empresarial, com interrupções devido a interferências;
  • cabo: utiliza-se a fiação da TV a cabo para transmissão de dados. Nesse modelo, as taxas de download e upload são simétricas e permitem gerar uma maior velocidade em comparação com o padrão DSL;
  • satélite: a conexão é realizada por meio da transmissão de ondas emitidas e recebidas por uma antena instalada em sua casa. É um padrão pouco utilizado em empresas, por ter maior propensão a interferências e menores velocidades;
  • fibra óptica: padrão mais moderno atualmente, no qual os dados são transmitidos por meio da pulsão de luz. É uma internet com ultravelocidade, com taxas simétricas de upload e download e menos suscetível a interferências externas.

Quais as vantagens da internet empresarial?

A internet empresarial se destaca por trazer várias vantagens para negócios de todos os tipos e tamanhos. Veja algumas delas a seguir!

Conexão mais rápida

Um dos principais benefícios da internet empresarial é ser mais rápida do que a conexão residencial.

É como aquela metáfora que usamos antes: quanto maior for a rua, mais carros podem passar. No caso da conexão empresarial, todos os automóveis são só para você, então dá para carregar muito mais informação em menos tempo.

Maior estabilidade

Para um pequeno negócio, qualquer tempo sem internet pode ser uma venda perdida. Imagina só perder uma venda porque não pôde responder para o seu cliente a tempo, já que estava sem conexão?

Com a internet para empresas, esse tipo de cenário é mais raro, porque a conexão empresarial é muito mais estável do que a residencial.

Taxa de upload maior

Lembra que a gente falou que a internet empresarial era mais rápida que a residencial? Pois é, além de ganhar na velocidade de download, ela também vence na velocidade de upload.

O que isso quer dizer na prática? Explicando de maneira simples, a velocidade de download é a quantidade de dados que a sua conexão pode trazer da internet para o seu dispositivo. Enquanto a velocidade de upload representa o contrário: é a quantidade de dados que a sua conexão pode enviar para a internet.

Normalmente, um consumidor comum precisa mais da velocidade de download do que de upload. Por isso, as conexões privilegiam a primeira em detrimento da segunda.

Já a internet para empresas costuma receber um boost no upload pois os negócios precisam enviar muitos dados para a internet. Existem sistemas de gestão, por exemplo, que se comunicam pela nuvem com todos os computadores da rede.

No entanto, isso não significa que a internet empresarial tem taxas de download menores. Ambas são mais robustas do que as conexões residenciais. Na maior parte dos casos, a taxa de download ainda é maior, mas é possível encontrar planos dedicados que têm conexão simétrica, ou seja, com taxas de download e upload iguais.

Suporte técnico diferenciado

Um dos benefícios da conexão empresarial em relação à internet residencial é a rapidez no suporte técnico. Normalmente, as operadoras dão preferência aos clientes corporativos, pois eles precisam muito mais da conexão.

É aquela história: meia hora sem internet pode representar uma venda a menos para um pequeno negócio. Por isso, não há tempo a perder!

Maior flexibilidade de planos

Um dos benefícios que as conexões empresariais têm é a maior flexibilidade de planos. Isso é importante pois nem todo negócio é igual. Alguns precisam de maior robustez, pois têm 5, 6 ou 7 computadores ligados ao mesmo tempo. Já outros precisam de um sistema mais leve, pois contam só com um PC.

Seja como for, é possível encontrar o tipo de serviço ideal para satisfazer as necessidades da sua empresa, sejam elas quais forem.

Como escolher uma boa internet empresarial?

Depois disso tudo, você certamente está com vontade de trocar a sua internet residencial por uma empresarial. Afinal, são tantas vantagens que citamos que faz todo o sentido desejar esse tipo de conexão na sua empresa.

Para isso, é importante que você leve em consideração alguns pontos que auxiliam em uma escolha mais consciente de uma boa internet empresarial. Vejamos a seguir os principais deles.

Reputação da empresa e qualidade do serviço

A empresa responsável pela internet empresarial tem uma boa reputação no mercado? Se há um alto volume de reclamações, isso pode acarretar sérios problemas no futuro, inviabilizando a realização das atividades internas.

Assim, busque saber se há reclamações em sites especializados (como o Reclame Aqui), em redes sociais ou, ainda, na Junta Comercial em seu estado. Também converse com outros clientes da empresa e confira o feedback. Este é um bom momento, também, para analisar a qualidade do serviço realizado.

Isso pode ser feito verificando pesquisas de satisfação do cliente e qualidade do serviço, que estão presentes no site da Anatel. Assim, você poderá analisar se há reclamações que, caso ocorram em sua empresa, podem causar uma série de prejuízos indesejáveis.

Custos adicionais

Analise se a contratação do serviço prevê custos adicionais presentes na prestação do serviço e se realmente é um bom custo-benefício adquirir o serviço, mesmo com a presença deles. Alguns pontos que normalmente surgem em contratos desta natureza são:

  • taxas de instalação;
  • aluguel de modem ou roteador;
  • serviços específicos (como contratação de antivírus, entre outros).

É importante que isso esteja claro, porque, em muitos casos, isso não aparece na proposta de serviço e, assim, evitam-se surpresas posteriores que possam ser desagradáveis.

Suporte técnico

Outro ponto que merece atenção é ter um suporte técnico eficiente, capaz de resolver as principais questões que surgirem em relação à conexão, impedindo que a indisponibilidade dure mais tempo do que deveria e, assim, garantindo o funcionamento do seu serviço.

Além disso, muitas vezes, as empresas precisam pedir uma melhoria no serviço, diante de uma necessidade imediata de aumento de demanda. Com um suporte técnico direcionado e eficiente, é possível fazer isso com maior consistência e menores chances de erros. Neste ponto, os provedores locais costumam ter melhores resultados em comparação com as grandes operadoras de telecom.

Se você quer contratar uma internet empresarial para o seu negócio, entre em contato com a Bommtempo. Isso porque as nossas conexões contam com duas vantagens enormes para o seu negócio: o suporte diferenciado e o desconto aplicado.

No caso do suporte diferenciado, os clientes empresariais têm acesso a um canal exclusivo de atendimento da Bommtempo. Além disso, o próprio atendimento ao cliente é superior e de melhor qualidade.

Já em relação ao desconto aplicado, a Bommtempo oferece um valor de ativação diferenciado para quem já possui um dos nossos pontos de conexão. Assim, você pode mudar da internet residencial para a corporativa sem pagar muito por isso.

Ufa, quanta coisa boa, não é mesmo? Por isso, não há mais tempo a perder: é hora de trocar a sua internet residencial por uma empresarial.

Para isso, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe e conheça os planos que temos para o seu negócio!

0Shares

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.