Internet fibra óptica: tudo o que você deve saber sobre ela

Há muito tempo, a internet deixou de ser um local para pesquisar sobre tópicos específicos e buscar apenas algumas soluções de problemas. Atualmente, ela é usada para praticamente tudo, incluindo comunicação, entretenimento, fins profissionais etc. Ela é crucial para a vida pessoal e para a carreira da maioria das pessoas. Por isso, é interessante que ela seja de boa qualidade, não é mesmo?

Nesse sentido, uma boa opção para as muitas demandas da web é a internet fibra óptica. Com essa tecnologia, os usuários conseguem ouvir músicas em streaming, assistir vídeos online, ver séries, jogar e resolver as questões do trabalho tranquilamente. Além disso, ela apresenta uma ótima solução para muitas pessoas em um mesmo lugar, permitindo que todos aproveitem bem uma conexão rápida e estável.

Ficou com interesse em saber mais? Quer entender como funciona a fibra óptica e quais são as vantagens dessa tecnologia? Então você não pode perder este artigo. Acompanhe!

O que é internet fibra óptica?

A internet surgiu com fins militares, lá nos Estados Unidos. Contudo, com o tempo, ela se tornou comercial, adentrando os prédios de grandes empresas e auxiliando no trabalho diário. Depois, ela se tornou pessoal, disponível para uma multidão de usuários em seus dispositivos próprios. Hoje, ela é democrática, igual a coração de mãe, e permite uso para diversos fins.

Por causa dela, você encontrou este artigo, por exemplo. Afinal, ela viabiliza o aprendizado sobre diversas questões importantes para a sua vida, inclusive, o tema deste conteúdo.

Com essa expansão da rede, no entanto, surgiu uma necessidade por transferência de mais e mais dados por ela. No começo, eram só textos e pouquíssima multimídia (imagens e vídeos). Hoje, porém, é possível consumir conteúdos pesados, como um filme em Ultra HD e jogos online, inteiramente por comunicação na internet. 

Naturalmente, essas demandas requerem uma infraestrutura mais robusta. Por essa razão, os padrões antigos de rede estão sendo substituídos por uma nova tecnologia.

A fibra óptica é um padrão que visa aumentar a qualidade da internet e tornar possível um uso sem dores de cabeça. Afinal, ninguém espera que seus filmes parem no meio ou que os jogos apresentem travamentos constantes, não é mesmo? Nesse sentido, a fibra se apresenta como uma solução viável que deve dominar o mercado nos próximos anos.

Esse novo paradigma é caracterizado pelo uso da velocidade da luz para enviar informações na rede. Ou seja, estamos falando de mecanismos de vidro que substituem os tradicionais de cobre e apresentam um revestimento mais forte e resistente de modo a evitar problemas de durabilidade e instabilidade. 

Como a internet fibra óptica funciona?

Como já foi mencionado, a fibra é feita de vidro e revestida de uma camada reflexiva feita de plástico. Essa parte é destinada a proteger a estrutura. Em vez de enviar dados com pulsos elétricos, como ocorre tradicionalmente, a fibra utiliza pulsos de luz. Existem conversores específicos que realizam a transformação da eletricidade em componentes luminosos para enviar e, então, converter novamente em eletricidade na recepção. 

Por isso, ela alcança uma frequência maior, ou seja, um maior número de informações sendo enviadas em um certo período. A tradução disso? Mais velocidade para jogos, séries, filmes e outras atividades. Se hoje pensamos em megabits por segundo (Mbps), a fibra permite que pensemos em gigabits por segundo (Gbps), que é cerca de dez vezes maior.

Quais as vantagens da internet fibra óptica?

Chegou a hora de conhecer as principais vantagens da fibra óptica. Vamos lá!

Imunidade a interferências eletromagnéticas

Uma das questões mais importantes em telecomunicações é a imunidade a interferências. Se existe essa característica, o sinal se mantém mais estável e forte, assim como os cabos apresentam menos problemas, pois são mais resistentes.

Isso significa menos custos de reparação de equipamentos depois da instalação e maior comodidade com a qualidade da sua internet.

Facilidade na instalação

Outro benefício é a facilidade de implantação e manutenção, o que tem a ver com o último tópico. Quando há a necessidade de aumentar a capacidade de transmissão de uma infraestrutura óptica, não é necessário trocar o material e os fios, como era o caso com a tecnologia via rádio. Desse modo, é possível mudar e instalar pacotes novos com maior praticidade. 

Já imaginou ter que ficar um bom tempo sem conexão por conta de reparações e trocas de componentes? Terrível. Por isso, a fibra é uma opção mais flexível e consistente, ideal para todas as situações.

Menor latência

A internet fibra óptica também se destaca por apresentar uma latência menor, ou seja, menos atraso no envio de informações. 

Pense em um streaming de séries, filmes ou de áudio, por exemplo. Ou até mesmo naquele jogo online que você gosta. Para que seja viável acessar esses dados normalmente e acompanhar os episódios, as imagens, o áudio ou a dinâmica do jogo, é necessário que não haja atrasos no envio de dados do servidor para você. Se houver, travamentos ocorrerão.

Com a fibra e sua menor latência, os usuários conseguem consumir esse tipo de conteúdo pesado tranquilamente, sem travamentos e perdas de informações, nem ruídos e falhas. Então, é possível se comunicar em tempo real com os sistemas provedores e com os sites de streaming, de uma forma consistente.

Qual a diferença entre internet fibra óptica e internet via rádio?

Antes que a fibra óptica surgisse como uma opção para revolucionar o mercado da grande rede, a internet via rádio era uma solução bastante comum. Assim, para que você compreenda completamente como a nova tecnologia representa um avanço, explicaremos as diferenças entre esses dois conceitos nos próximos parágrafos.

Um dos pontos principais de distinção é a infraestrutura de cada modelo. Na internet via rádio, existe uma torre central, que transmite informações, e um conjunto de antenas localizadas, que recebem esses dados. Assim, a comunicação acontece, sem a necessidade de cabos. No modelo óptico, a interligação se dá com um fio conectando a rede do provedor até a casa de cada cliente.

Nesse sentido, a estrutura via rádio apresenta uma limitação que não existe na sua concorrente mais moderna: instabilidade por conta de barreiras de comunicação. As torres precisam estar alinhadas com as antenas, sem sofrer interferências de elementos físicos, como árvores e prédios, nem fenômenos naturais, como a chuva.

Já a fibra, como você já deve ter imaginado, consegue superar todos esses problemas para entregar uma qualidade consistente ao usuário. A segurança também é maior quando se conta com cabos de fibra óptica.

Outra questão que destaca ambas as soluções é a latência. Na rede via rádio, ela tende a ser maior do que o normal, o que certamente será um pesadelo para os jogos online dos clientes. Afinal, como já foi mencionado, latência maior é mais atraso, o que significa que ações são refletidas de forma não sincronizada nos cenários dos jogos. 

A velocidade é outro fator importante. Enquanto a internet via rádio possibilita velocidades altas a depender do equipamento utilizado, a fibra permite que o usuário alcance taxas ainda mais interessantes para tarefas mais complexas.

Afinal, com as vantagens já discutidas, a estrutura da fibra se torna ainda mais dinâmica e flexível para aumento de velocidade, de acordo com a necessidade do contratante. Além disso, é uma velocidade mais precisa e segura, garantida não somente nos planos contratados, mas percebida diariamente. Ou seja, estável e potente, como já falamos.

O que é preciso para ter uma boa velocidade?

O que faz uma boa velocidade de internet? Será que é só esperar algo acontecer no lado do provedor? 

Claro que não. Com informação, todo usuário consegue ajustar sua conexão e obter bons resultados. Inicialmente, queremos ressaltar que depende da infraestrutura organizada para levar os dados a você, uma estrutura de cabos, fios e outros componentes. Contudo, também envolve bons equipamentos na sua casa, como um bom roteador.

Afinal, não adianta ter um excelente plano de internet, se o cliente conta com um roteador ruim, por exemplo. Esse aparelho é o responsável por gerar o sinal e distribuí-lo no ambiente. Assim, se ele for de qualidade duvidosa ou caso já esteja desgastado, você pode enfrentar instabilidades ou sinais fracos demais em determinados locais da sua residência ou escritório.

Já o seu computador é uma peça fundamental também. Além de um bom plano, se o PC estiver funcionando bem, é bem melhor ainda. Assim, é importante cuidar bem do seu equipamento de trabalho para garantir que ele coopere a velocidade. Entenda que a qualidade de conexão depende dos seus equipamentos também.

Com relação à parte técnica, existem dois principais fatores que interferem na qualidade da sua conexão. Um deles é a taxa de download e upload. Essa taxa determina a quantidade de dados que podem ser enviados por segundo, do servidor externo para o seu computador (download) e do seu PC para o servidor (upload). 

Quando usuários estão vendo filmes na internet, assistindo a séries ou jogando online, eles estão constantemente realizando processos de download e upload. Assim, é importante prestar atenção nesses valores de forma a obter um bom desempenho.

A segunda questão que é interessante ter em mente é o ping. Esse número é o que define a latência da rede, ou seja, a velocidade para enviar e receber uma informação de volta. Esse valor deve estar sempre bem baixo. Ele é medido em milissegundos, o que pode ser pouco para os humanos, mas é muito para o mundo digital. 

Quais os aparelhos ligados à internet fibra óptica?

Vamos continuar com o nosso raio-X da fibra óptica, explorando agora alguns dos elementos da infraestrutura da rede. O que é preciso instalar a fim de garantir que essa tecnologia funcione?

Aliás, uma ONU, uma unidade de rede óptica, é o importante aparelho que converte sinais luminosos em elétricos, a fim de tornar a internet utilizável. O cabo de backbone, por sua vez, são os fios principais que carregam informações de um lado a outro na arquitetura da fibra.

O cabo a que o usuário tem acesso é o drop. Já o Distribuidor Interno Óptico (DIO) tem como propósito a prevenção de problemas físicos no cabo de backbone. 

Como contratar uma boa empresa com esse tipo de internet?

Para garantir os benefícios já citados, como menos dor de cabeça para seus jogos e para as atividades diárias de sua família, é fundamental contar com o apoio consultivo de alguma empresa especializada.

Esse suporte vai ser crucial a fim de entregar a melhor solução para o seu problema. Contudo, existem alguns fatores que você deve priorizar na análise de uma parceira para esse serviço.

Primeiro, busque por uma empresa com uma boa reputação no mercado. Procure saber se ela já fez outras instalações e quão satisfeitos estão esses clientes. Colete informações acerca do serviço oferecido. É sempre melhor confiar em uma empresa com credibilidade, que já tenha sido benéfica para outras pessoas.

Também busque uma boa qualidade de instalação. É sempre bom que existam profissionais qualificados e prontos para cada situação, apresentando um adequado nível de transparência e uma comunicação eficiente. Se for assim, será melhor contar com o apoio do suporte em casos de manutenção, falhas técnicas ou qualquer acontecimento que afete a sua conexão.

Outro fator é considerar se o suporte é devidamente personalizado/consultivo e entender como é prestado. Cada cenário de instalação de internet é específico e envolve complexidades próprias, assim, é crucial contar com um apoio segmentado para as suas necessidades. 

Como são as opções de planos? Se pergunte sobre isso também. Veja se a empresa oferece a opção certa para você, sua família e sua empresa.

A internet fibra óptica está protagonizando uma revolução interessante na forma como as pessoas acessam a grande rede e consomem dados. Com ela, é melhor consumir informação em tempo real, pois há maior estabilidade e menos interferência, com maior resistência dos equipamentos.

Isso se reflete em mais velocidade e menos custos, com satisfação para a família inteira e para todos os colaboradores do seu negócio. Para garantir esses resultados, é fundamental contar com uma empresa séria e parceira. 

Gostou do assunto? Se quiser ver resultados práticos, entre em contato com a gente e contrate uma conexão mais eficiente para sua casa ou seu trabalho.

0Shares

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.