Qual a diferença entre a franquia de internet e a internet de um provedor?

Estar ligado na internet é algo que já faz parte do dia a dia de milhões de pessoas, sendo até um recurso indispensável para trabalhar, buscar informação e entretenimento. Quem é que vive sem passar algum tempo nas redes sociais ou vendo uns vídeos, não é?

Por isso mesmo que as formas de acesso também se modernizaram. Com a chegada da navegação móvel, por exemplo, o número de usuários que acessam a web todos os dias aumentou astronomicamente.

Claro que nem tudo são flores. Com mais pessoas acessando uma rede, ela fica mais congestionada. Uma solução foi a franquia de internet, com a intenção de regular a oferta desse serviço. Porém, como você já deve saber, ter uma internet limitada só traz dor de cabeça.

Se você utiliza uma franquia de dados ou viu alguma oferta, então vale a pena entender mais sobre o tema. Para ajudar com isso, vamos explicar melhor do que se trata essa franquia e quais os motivos que a tornam menos interessante para muitos usuários. Acompanhe!

O que é franquia de internet?

De forma simples, uma franquia de dados, como também é chamada, é um serviço de acesso à internet onde você paga pelo total de dados que faz de download. Digamos que você tenha uma franquia de 500 MB. Se assistir a um vídeo com 10 MB, sobram 490 MB para usar o resto do mês.

Esse modelo é muito comum na navegação móvel, permitindo que o usuário use apenas uma quantidade pré-determinada de dados a cada mês ou dia. Mas isso não quer dizer que você terá uma internet rápida ou lenta. Isso é outra história.

Que problemas costuma gerar?

Como dissemos, a franquia de internet pode ser um problema para muitos usuários. Veja aqui alguns dos mais evidentes.

Possibilidade de corte de dados

Caso você utilize toda a sua franquia, então seu acesso à internet pode ser imediatamente cortado. Isso é bem ruim em alguns contextos, especialmente quando você depende dela não só para as atividades do dia a dia como também para trabalhar. É por isso mesmo que a franquia não vale a pena. Mesmo que você não veja muitos vídeos nem jogue online, é bem provável que sua franquia de internet fique em falta ao longo do mês.

Velocidade geralmente menor

Independentemente do contexto, a velocidade obtida com internet de franquia costuma ser baixa e instável. Você mal terá como assistir a um vídeo em alta qualidade com ela. Pode até quebrar o galho na rua, mas raramente vai permitir aproveitar tudo que você poderia com uma rede apropriada.

Qual a vantagem de contratar um plano de internet com o Provedor?

Uma alternativa à franquia de dados é a internet de provedores, ou seja, aquela que cobra pela velocidade da conexão, não pelo total de download. Considerando que o consumo de internet é algo bem mais amplo atualmente, tende a ser a melhor opção, pois oferece um serviço mais estável e com maior qualidade, incluindo mais velocidade.

Agora que você já entende como funciona a franquia de internet, percebe que é melhor buscar o serviço de um provedor. Vale muito mais a pena investir em internet ilimitada para jogar, ver vídeos e conseguir informação.

E se você quiser conhecer um agora mesmo, entre em contato com a Bommtempo e conheça mais sobre nossos serviços.

0Shares

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.