5 dicas para você conciliar trabalho e família no home office

Nos últimos anos, o home office tem se tornado uma tendência bem mais forte, já que a internet facilita o trabalho a distância. Porém, junto com essa praticidade, também vêm certos desafios. Por exemplo, como conciliar trabalho e família quando não há uma separação tão clara entre os dois durante a sua rotina de trabalho em casa?

Basta passar algum tempo trabalhando de casa, e você verá como pode ser difícil manter esses dois lados da sua vida em equilíbrio. No entanto, com um pouco de orientação e perseverança, você conseguirá organizar tudo, mantendo sua produtividade no trabalho e ainda passando o tempo de que precisa com sua família.

Quer descobrir como? Então, veja aqui nossas dicas para conciliar trabalho e família no home office!

1. Organize seu dia a dia

O maior inimigo de uma vida equilibrada, especialmente para quem trabalha em casa, é a falta de organização. Se não há um horário fixo para suas tarefas, por exemplo, é provável que elas comecem a ocupar mais e mais tempo, até não sobrar nada para seu dia a dia. Por isso que, antes de qualquer outra coisa, você precisa definir como será sua rotina de trabalho. Com isso, será mais fácil achar tempo para sua família.

2. Deixe todos saberem de suas tarefas

Algo muito comum para quem trabalha em home office é receber demandas do resto da família no momento em que deveria estar trabalhando. O resultado disso é ou uma discussão ou perda de produtividade. E ambas as possibilidades são bem negativas.

A solução aqui é comunicação e diálogo. Se esclarecer para sua família que você tem um horário específico de trabalho, então será bem mais fácil para todos conciliarem as próprias demandas com a sua agenda.

3. Separe o espaço de trabalho do resto da casa

Quando não há separação entre sua casa e o trabalho, suas chances de se distrair são bem maiores. Por isso que muitas pessoas acabam não conseguindo trabalhar em home office de forma consistente.

Uma forma de amenizar isso é criar uma separação clara entre os dois, com uma sala separada que você só usa para trabalhar, por exemplo. Dessa forma, será mais fácil se concentrar no trabalho.

4. Marque pausas regulares em sua rotina

Trabalhar por várias horas seguidas, sem intervalos, não é a melhor prática. É importante incluir pequenas pausas para recuperar as energias e descansar a mente. E esses intervalos são bastante relevantes para passar tempo com sua família. Marcar pausas de meia hora, por exemplo, pode ser o suficiente para evitar se sobrecarregar.

5. Tenha uma conexão de internet de boa qualidade

Claro, nenhum esforço adianta quando você leva o dia inteiro para cumprir tarefas simples. Ao investir em uma conexão de internet de qualidade, você também consegue economizar uma parte do seu tempo no dia, o que deixa mais para passar com sua família e descansar.

Agora que você tem essas dicas, pode se planejar melhor para conciliar trabalho e família. Pode levar um tempo para se acostumar à mudança, mas logo ela será parte do seu cotidiano.

Para entender ainda mais sobre como trabalhar com qualidade no home office ou ler sobre assuntos relacionados, siga-nos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no LinkedIn!

0Shares

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.