O futuro das residências: conheça o conceito de casa inteligente

Você conhece o conceito de casa inteligente? Também chamada de smart house, essa tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço nos últimos anos, porque permite que as residências contem com itens inovadores não apenas para facilitar as tarefas do dia a dia dos moradores como também para oferecer mais conforto e comodidade.

Se para você todo esse conceito ainda é novidade, não precisa se preocupar! Neste post, mostramos alguns exemplos de como isso já faz parte da nossa rotina e continuará fazendo até que não cause mais estranheza. Confira!

Automação de garagem

Um exemplo, bastante utilizado de como é possível implementar tecnologia para uma smart house é a automação de garagem. Começou há bastante tempo com os portões motorizados que podiam ser abertos ou fechados por meio de um controle remoto. Hoje em dia, porém, já é possível ter esse controle por aplicativos de celular.

Esse tipo de automação oferece mais segurança para a casa, porque ela também permite que portas sejam acessadas por meio de leitores biométricos, por exemplo. Mas a automação da garagem não para por aí. Com ela, também é possível ter monitoramento eletrônico, câmeras de segurança que oferecem recursos de reconhecimento facial e até mesmo sistemas de iluminação inteligente.

Sistema de iluminação inteligente

Dispor de lâmpadas automatizadas em todos os cômodos da casa também é uma realidade que está se tornando bem comum. Provavelmente você até tenha uma dessas instalada em algum ambiente por aí. Como a iluminação pode contar com sensores de presença, essa tendência é muito boa para quem sempre esquece de apagar as luzes ao sair de um cômodo.

Além de controlar a quantidade de luz que cada lâmpada produz enquanto está ligada, com um sistema inteligente é possível mudar as cores delas. A temperatura também pode ser alterada, ficando mais fria e perfeita para ambientes como cozinha, ou mais quente, excelente opção para ambientes mais aconchegantes, como quarto.

Assistentes virtuais

Achamos que uma das coisas mais legais da tecnologia é poder dizer “Ok, Google” e também pedir para a Alexa executar alguma tarefa — e sabemos que você também gosta muito disso. O uso desses assistentes virtuais acionados por comando de voz está crescendo progressivamente e, ao que tudo indica, ficará mais comum com o passar do tempo.

A criação dessas plataformas se transformou em uma das peças-chave na integração dos sistemas para uma casa inteligente. O mais interessante desse tipo de sistema é que ele é constantemente atualizado para ficar sempre mais seguro e confiável. Além de fornecerem respostas ágeis, os assistentes virtuais conseguem interagir facilmente com quem os executa. Isso torna o uso bastante intuitivo e simples. Interessante, né?

Viu só como o conceito de casa inteligente está presente nas nossas vidas? Só é bom lembrar que, para conseguir fazer um bom uso de toda essa tecnologia, é muito importante ter uma internet banda larga de qualidade. Isso porque não adianta ter tanta coisa tecnológica e interessante para usar em casa se a conexão vive caindo ou falhando.

Gostou do assunto deste post? Então aproveite para curtir a nossa página do Facebook e receber mais conteúdos tão relevantes quanto este diretamente no seu feed de notícias!

0Shares

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.