Assinatura digital: descubra agora o que é e para que serve

A maior presença da tecnologia digital nas empresas, especialmente a internet, contribuiu bastante para a agilidade nos processos e a otimização do desempenho, tanto do ponto de vista do funcionamento interno quanto dos processos legais e burocráticos. A assinatura digital, por exemplo, é uma das ferramentas que mais contribuem com esse avanço hoje em dia.

Seja para pessoa física ou jurídica, ter uma assinatura digital é muito útil para agilizar processos, facilitar operações bancárias, fazer compras e fechar negócios. Basta entender um pouco melhor como funciona e como você pode fazer a sua.

Para ajudar com isso, neste artigo explicamos o que é uma assinatura digital, como é usada, para que serve e como você pode fazer a sua. Acompanhe!

Como funciona a assinatura digital?

De forma simples, trata-se de uma assinatura usada para autenticar documentos e outras formas de comunicação digitais, garantindo que a pessoa que enviou foi você mesmo. É muito usada para assinatura de documentos importantes remotamente, além de transações bancárias e compras. Muito útil para quem deseja realizar essas ações em qualquer lugar, sem precisar assinar e autenticar tudo.

Pense nela como um carimbo. Esse instrumento é usado para rapidamente imprimir numa página o nome e as credenciais de alguém, garantindo sua autenticidade. Porém, em vez de tinta e uma almofada, é utilizado um código criptográfico, que tem correspondência com uma chave pública, disponível online. Caso a assinatura seja autêntica, corresponderá corretamente ao conteúdo da chave. Caso contrário, pode ser descartada como uma assinatura errada ou falsificada.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa física ou jurídica pode criar uma ou mais assinaturas digitais para facilitar transações bancárias, preenchimento de documentos, entre outras coisas do dia a dia. Quanto mais você lida com situações legais, em que a autenticação dos documentos que você assina é necessária, mais praticidade você ganha ao investir em uma assinatura digital. Especialmente em médio e longo prazo.

Quais as principais vantagens?

Veja aqui, com mais clareza, quais são os benefícios de investir em uma assinatura digital.

Redução de custos

Uma vez feita, a assinatura pode ser autenticada sem necessidade de se locomover até o cartório, economizando bastante o tempo de quem terá essa tarefa. Seja a pessoa que recebe ou que emite o documento.

Otimização do tempo

Não ter que se preocupar tanto com a autenticação em cartório também consome bem menos tempo. Algo importante na vida pessoal e na vida profissional.

Como fazer uma assinatura para minha empresa?

Para poder usar uma assinatura digital, primeiro você precisa fazer um certificado digital, que consiste na criação de uma identificação associada ao seu CPF ou CNPJ. Essa só pode ser obtida em uma entidade certificadora, um órgão com poder equivalente ao do DETRAN ou da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Quando tudo estiver em ordem, você deve entrar no programa de emissão do documento para inserir a assinatura. Arquivos PDF quase sempre apresentam essa opção.

Agora você entende um pouco melhor a assinatura digital e seus benefícios. Seja para pessoa física, profissional autônomo ou empresa, esse é um recurso muito útil para o sucesso.

Este artigo, com certeza, foi útil para você e pode ajudar muitas pessoas! Compartilhe em suas redes sociais!

0Shares

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.